Categorias
QUITAR DÍVIDAS

Como trocar dívida cara por dívida barata?

A maioria da população brasileira tem dívidas. Isso acontece porque quase todo mundo está pagando alguma prestação. Pode ser um financiamento, empréstimo, carnê ou acabou se enrolando com o cartão de crédito e está parcelando fatura. Esse último realmente é um problema, por conta dos juros bem altos. Mas como trocar dívida cara por barata e diminuir os juros do que você tem que pagar nas contas?

Ter dívida, na forma de alguma prestação, em poucos casos vale a pena. É preciso tomar muito cuidado para não se enrolar, principalmente com o cartão de crédito, pois de acordo com o Banco Central, as taxas de juros do rotativo do cartão é uma das maiores de todas.

Aqui você confere dicas para sair dessa situação, tirar a corda do pescoço e trocar dívida cara por barata, para aliviar as suas contas.

Organização financeira
Se chegamos até aqui é porque alguma coisa acabou saindo dos trilhos e nos perdemos no meio caminho, então vamos organizar todas as nossas contas para entender o que é prioridade. E o que é prioridade? As dívidas com os juros mais caros e com o CET mais alto!

O CET (Custo Efetivo Total) é a taxa que a credora cobra por te fazer o empréstimo.

Custo efetivo total de dívida
Custo efetivo total de dívida – Fonte: Banco Central do Brasil

Passo a passo básico
O que você precisa fazer é separar todas as suas contas, sim todas! Saiba tudo que você tem para pagar, contas básicas, gastos extras e suas dívidas.
Sabendo tudo você precisa pagar no mês, separe suas dívidas e confira as taxas de juros e CET. Anote tudo.
Após colocado tudo no papel, some o valor total da sua dívida.
Renegocie e troque a dívida cara por barata
Outra dica é entrar em contato com o banco ou credor, e renegociar sua dívida, sabendo todas as taxas. É importante ter clareza de quanto você deve e quanto consegue pagar, sem comprometer toda sua renda, pois você tem outras contas.

Que tal um outro empréstimo?

Você troca uma dívida cara por uma mais barata fazendo uma espécie de portabilidade, assim como você faz com o telefone celular ou salário. Mas não se esqueça: esse recurso deve ser usado depois de todo o planejamento financeiro que falamos no livro!

É aí que o Serasa eCred te ajuda, pois com ele você não vai precisar ficar pesquisando em mil sites para encontrar a melhor oferta para o seu bolso.

Simule AQUI!

  • Acesse o site do Serasa eCred;
  • Na tela inicial, escolha entre as opções o que se enquadra a sua necessidade “Pagar dívida”;
  • Com base no valor total das suas dívidas, escolha o valor que você precisa;
  • Escolha em quantas vezes deseja parcelar;
  • Preencha o cadastro. Quanto mais informações tiver de suas melhor pode ser as ofertas;
  • Pronto, confira as ofertas.

Para saber qual é melhor opção para você, é preciso analisar bem o valor das parcelas, dos juros e seu foco principal, o valor do CET, precisa ser menor ao que você já paga para ser uma boa troca.

Uma outra dica é simular no site da Creditas. Lá você encontra opções de empréstimo 0,99% ao mês, o que pode ser uma boa para você.

E aí, o texto tirou suas dúvidas? Se ficou alguma dúvida, coloque nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *