Segundo estudos, o cérebro do homem precisa de 21 dias para criar um novo hábito. Isso faz toda a diferença na hora de mudar comportamentos negativos!
Começar uma dieta, pagar as contas atrasadas, superar o fim de um relacionamento, guardar dinheiro: o que essas coisas têm em comum é que, para mudar isso é necessário muita força de vontade. Entretanto, depois que começamos, percebemos que nenhuma delas era assim tão difícil de alcançar. Essa dificuldade que enfrentamos para dar o pontapé inicial em grandes projetos é explicada pela “teoria dos 21 dias”.
Na década de 1950, Maxwell Maltz percebeu um padrão de comportamento muito comum em seus pacientes. Ele – que era um renomado cirurgião plástico e especialista em amputações – percebeu que os pacientes levavam 21 dias para se acostumar com as reconstruções faciais e com as amputações. Antes deste período, os pacientes amputados se comportavam como se tivessem um órgão fantasma. Após o período de 21 dias, eles mudavam o comportamento e aceitavam a nova condição.

Estudos feitos pela Phillippa Lally, da University College London, atestam que a eficácia da Teoria dos 21 dias está justamente na criação de um prazo. Ter um prazo devidamente estipulado contribui positivamente para a saúde mental de quem deseja mudar algum hábito.
De acordo com os estudos feitos por Maltz, essa teoria se aplica às mais diferentes áreas da vida humana. Em outras palavras, após um período de 21 dias fica mais fácil permanecer firme no propósito feito, qualquer que tenha sido ele.
Quando encaramos uma mudança como algo definitivo, permanente, pode parecer assustador. Pode ser suficiente para nos impedir de começar. No entanto, se você encarar a mudança como temporária, fazendo um acordo consigo mesmo estabelecendo que após o período de 21 dias você poderá voltar ao que era antes se quiser, a tarefa pode ficar mais fácil. Na prática, o esforço é exatamente o mesmo, mas as chances de você se sabotar ficam menores.
21 dias é o tempo que o cérebro precisa para interpretar um novo hábito como um padrão estabelecido e torná-lo automático. Na prática, isso significa que você não precisará mais pensar para agir de determinada forma, porque seu corpo já estará ligado no “piloto automático”, realizando a tarefa com naturalidade e exigindo menos esforço pessoal.
Aplicando a teoria dos 21 dias
Faça uma pequena lista com os hábitos que você gostaria de modificar na sua vida. Emagrecer, parar de fumar, cortar o consumo de refrigerantes, guardar dinheiro para dar entrada na casa própria ou qualquer outra coisa. O importante é colocar na ponta do lápis aqueles comportamentos que você quer eliminar. Quando terminar, escolha o que considera mais difícil e comece por ele. Não tente aplicar a teoria a todos os hábitos nocivos de uma só vez. Devagar e sempre.
Tenha consciência de que a abstinência requer esforço e, com certeza, não será facilmente vencida. Quando pensar em desistir, lembre-se do objetivo que pretende atingir e dos resultados positivos que isso teria em sua vida.
Da mesma forma que funciona para eliminar hábitos ruins, a teoria dos 21 dias também ajuda a estimular comportamentos que, apesar de positivos, você ainda não pratica: começar a praticar exercícios, ler, meditar, desenvolver trabalho voluntário, aprender a tocar um instrumento, enfim, qualquer tipo de hábito bacana que você queira incluir na sua rotina.
Combine consigo mesma que fará determinada coisa durante pelo menos meia hora todos os dias, durante 21 dias. Muito provavelmente, ao final do período, o costume será tão natural que você não entenderá como viveu tantos anos sem ele.
A importância da força de vontade na mudança de hábitos
Mudar hábitos, principalmente aqueles que carregamos ao longo de toda uma vida, ou construir novos, que, por mais que você não perceba inicialmente, vão servir para trazer diversos benefícios à sua história como um todo, pode não ser um processo dos mais fáceis de serem colocados em prática.
Porém isso vai ser determinante para que você consiga implementar mudanças extraordinárias em sua vida. Essa força de vontade pode estar escondida, tímida e perdida está esperando apenas uma bela e grande oportunidade para ser despertada dentro de você.
Sim, é muito importante que você tenha bastante força de vontade para chegar ao final dos 21 dias de desafio e dar continuidade às mudanças propostas por ele inicialmente. Digo isso, pois tenho certeza que muitas tentações vão surgir, como um churrasco com os amigos no final de semana, aquela vontade incontrolável de comer um doce, ou de reclamar dos problemas que surgem no dia a dia como de costume antigamente.
É mais do que normal que estas tentações surjam. O que vai fazer toda a diferença vai ser a sua postura diante delas. Você vai ceder ou vai se comprometer verdadeiramente com os resultados que almeja alcançar em sua vida, no sentido de melhorá-la da maneira que deseja e necessita?
Assim, é fundamental que, a todo momento, você pense em seu objetivo e visualize os ganhos que vai obter ao final deste processo, pois é isso que vai alimentar constantemente a sua força de vontade, para dar continuidade e implementar, de maneira definitiva, as mudanças necessárias para a sua própria felicidade.